Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Qual é a tua máquina? Só sei que a minha é a melhor do mundo.

por Salvador, em 07.03.20

Confesso, que não tenho grande interesse.

Quer dizer, eu sou uma pessoa das tecnologias, seria de esperar que estivesse sempre, sempre, mas sempre atrás do melhor gadget da melhor máquina, de comprar tudo mal sai da loja pelo prazer inaudito de estar atualizado.

Mas não.

Estaria a ser hipócrita se dissesse que o gosto por todos os equipamentos e especialmente electrónica de ponta não faz parte da minha vida, mas a vontade de não ser refém das marcas, de não ser refem do status quo de "ter que ter" determinada máquina, determinado telemóvel para ser melhor fotógrafo é uma vontade contra a qual acho que devemos lutar porque de tanto nos preocuparmos com as coisas erradas nem sequer nos apercebemos que estamos muitas vezes a ser castrados na nossa liberdade artística e a não nos exprimirmos pela arte e a vontade de fazer fotografia mas pelo que diz o manual te utilização da máquina e também pela apreciação de outros que por não termos o equipamento a) ou b) as nossas fotografias perdem automaticamente qualidade. (já ouviram falar em Gear Acquisition Syndrome ou G.A.S?)

"Mas esperem lá, ele disse que podemos comprar um telemóvel para ser fotógrafos!!!"

A definição de fotografia diz-nos: 

Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.

Sim, podem comprar qualquer equipamento que faça captura de uma imagem e que retrate aquilo que viram naquele momento, porque o principal elemento de uma fotografia é a capacidade que ela tem comunicar com quem a vê. Ela deve ser capaz de contar uma história através da sua composição, luz e o mais importante de tudo pelo seu tema (seja ele retrato, paisagem, fotografia de rua, ou qualquer outro).

Tentar conseguir suceder na fotografia pela compra de material por estar atualizado pelas tendências, por comprar sempre o último grito da tecnologia em vez de estar com a máquina na mão a tirar fotografias, não vos garante que serão fotógrafos e muito menos bons fotógrafos.

Peguem na náquina e comecem a tirar fotografias, aos vossos entes queridos por exemplo, à vossa família (não precisam de viagens exóticas ou viver em Tókyo ou em Paris para tirar bonitas fotografias), fotografar a vossa família todos os dias, vai fazer de vocês melhores a tirar fotogrias e se tiverem essas fotografias tiverem alguma qualidade, podem ser fotógrafos, senão não, mas uma coisa é certa, tirararm a fotografia na mesma.

E no fim do dia é só isso que interessa.

Matosinhos SulHuawei GPlay Mini, f/2 1/33 3.79mm ISO 100

Zona Industrial do PortoCanon PowerShot A2500, f/2.8 1/800 5mm ISO 100

FB3-20171015-8475.jpg Canon EOS 1200D, f/11 1/400 30mm ISO 200

IMG_0139.JPGCanon EOS M6, f/11 1/200 22mm ISO 200

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Mafalda a 06.04.2020 às 09:25

A minha máquina fotográfica é "outra"...é uma analógica lomográfica...é a Diana F+. Ponho um rolo de 35mm ou um cartucho instantâneo, e lá vou eu fotografar o mundo.
No digital, tenho um telemóvel Huawei P30 Pro. Com esse é mais fotografias caseiras e entre amigos.
Imagem de perfil

De Salvador a 11.04.2020 às 14:48

Olá Mafalda,

Confesso que quando é para fotografar em analógico não dispenso a minha reflex Praktica com um rolo simples de 35 mm a preto e branco. Na minha opinião é onde saem as experiências de fotografia mais próximas aquilo que foram as experiências que levaram ao que temos hoje.

Mas (um grande mas), a lomografia é tão divertida e permite-nos ter uma visão muito única do mundo, por isso. Continua!

O telemóvel, para fotografias caseiras, amigos e família, é uma ótima escolha.
Sem imagem de perfil

De anónimo a 06.04.2020 às 11:46

Não percebo nada de aparelho fotográficos, mas sei ver se uma fotografia é boa ou não. As suas são excelentes.
Imagem de perfil

De Salvador a 11.04.2020 às 14:50

Muito obrigado pelo amável comentário!
Sem imagem de perfil

De ajoao a 07.04.2020 às 12:22

Hoje em dia a maior parte das pessoas tira selfies, faz umas poses, algumas fotos à família, as das férias não podem faltar e pouco mais, e claro há que adicionar uns efeitos isso é essencial para a maior parte do pessoal. Mas mesmo sendo amador como eu.... e se me decidir tirar umas fotos de surf onde vou precisar de uma zoom de por exemplo 400mm? e algumas macro se gostar de botânica? por vezes não é uma questão de marcas mas sim uma procura de novas experiências que vão além das selfies.
Um dia encontrei um blog de alguém que fotografa concertos e achei que aquelas fotos tinham qualquer coisa de diferente. Então pesquisei e descobri que máquina era. Depois de usar Canon`s, Olympus e Nikons descobri que afinal havia uma marca que até vendia máquinas bastante em conta e conseguia satisfazer finalmente as minhas necessidades em relação à fotografia. Também não sou daqueles que compra o modelo mais recente, aliás isso é cair num grande erro, até porque é frequente o modelo mais recente ser apenas uma manobra de marketing.
Imagem de perfil

De Salvador a 11.04.2020 às 14:50

Portanto, o que interessa é o fotógrafo e quão bem ele percebe o equipamento não é verdade? Seja ele uma máquina da moda, a mais antiga que se pode pensar ou um telemóvel.

Não interessa a máquina, mas interessa muito mais que gostemos dela.

comentar post




comentários recentes

  • Salvador

    Muito obrigado pelo amável comentário!

  • Salvador

    Portanto, o que interessa é o fotógrafo e quão bem...

  • Salvador

    Olá Mafalda,Confesso que quando é para fotografar ...